AMAI

Saúde mental na ALEP: AMAI participa de Audiência Pública

Na última segunda-feira (16), a AMAI esteve presente na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), com o tema “Saúde Mental dos Profissionais da Segurança Pública do Paraná”, proposta pela Deputada Estadual Ana Júlia.

Representando a associação, participaram o vice-presidente da AMAI, Coronel Zanatta, e o Sargento Garcia, que também levou as contribuições da entidade ao debate. O evento reuniu diversas associações representativas, membros da Comissão de Direitos dos Militares da OAB, além da Capitã Onize, coordenadora do Projeto Prumus, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).

Durante mais de três horas de audiência, foram debatidos fatores que impactam diretamente a saúde mental dos profissionais de segurança pública, como a sobrecarga de trabalho, pressão no ambiente profissional, desconto previdenciário dos inativos e a não implementação da data-base.

Na ocasião, a AMAI entregou à parlamentar um ofício destacando propostas importantes para a melhoria da saúde mental dos militares estaduais, entre elas:

📌 Promoção de maior segurança financeira, com respeito à revisão geral anual prevista na Constituição;

📌 Redução da pressão psicológica dentro das corporações;

📌 Defesa dos profissionais até que haja comprovação legal de culpa ou dolo;

📌 Implementação de uma escala padrão que permita melhor equilíbrio entre trabalho e vida familiar;

📌 Maior abertura das corporações para o diálogo com as associações representativas.

Ao final, a deputada colocou seu mandato à disposição para a construção conjunta de projetos voltados à valorização e ao bem-estar dos profissionais da segurança pública.

A AMAI reafirma seu compromisso em defender os direitos dos militares estaduais e atuar ativamente na construção de soluções que garantam melhores condições de trabalho e saúde mental a todos os profissionais da segurança pública.

Deixe um comentário