Uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Curitiba, realizada na sexta-feira (21), marcou o lançamento do livro “Almas Castrenses nos Logradouros Públicos de Curitiba”, de autoria do associado da AMAI, Major João Carlos Toledo Júnior.
O presidente da Associação, Coronel Altair Mariot, e o diretor Subtenente Izaquiel Leal Miranda, fizeram questão de prestigiar o lançamento da obra, que traz dados biográficos sobre policiais e bombeiros militares paranaenses cujos nomes denominam ruas, avenidas, praças e outros logradouros de Curitiba.
“Parabenizamos o associado por esse magnífico trabalho, um resgate histórico que valoriza nossos militares estaduais e também possibilita uma importante informação à sociedade”, destacou o Coronel Mariot.
Ao todo, foram listados 103 nomes: 2 avenidas: João Gualberto e Almeida Garrett; 91 ruas; 4 praças, 2 jardinetes e 4 travessas. “Entre as travessas, uma me chamou a atenção: a que fica ao lado do Cemitério Água Verde e que leva o nome do capitão Clementino Paraná, herói da resistência durante o Cerco da Lapa, em 1894. Ele também participou da campanha de Canudos, retratada no clássico ‘Os Sertões’, do jornalista Euclides da Cunha”, apontou o Major Toledo.
A cerimônia foi presidida pelo vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da Câmara e proponente da sessão solene.