A AMAI promoveu, nesta segunda-feira (24), uma homenagem aos atletas paralímpicos militares da PMPR, Cabo Luci Maria de Lima e Soldado Romualdo Ferreira Silva Marques, como forma de reconhecimento à atuação deles no esporte, sendo exemplo de superação. O evento foi realizado na sede da Associação com a presença de autoridades civis e militares, entre eles o corregedor da PMPR, Coronel Adilson da Silva; a deputada estadual, Cloara Pinheiro; e o vereador de Curitiba, Rodrigo Reis.
Ambos os atletas – assim como o Sargento Stein, que não pode estar presente devido a problemas de saúde – são atletas de Tiro Esportivo e integram o Programa Militar Paralímpico. Recentemente, eles participaram em São Paulo das Paralímpiadas Militares, Etapa – Sul Sudeste, que faz parte da Conexão Paralímpica, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A Cabo Luci conquistou a medalha de ouro na modalidade CARABINA DE AR SH1; e o Soldado Romualdo garantiu a medalha de prata na modalidade PISTOLA DE AR SH 10.
Na oportunidade do evento, a AMAI também homenageou a Cruzada Cosme e Damião de Assistência Social, em reconhecimento ao valoroso trabalho realizado, resultado da atuação de um grupo de voluntárias que doam seu tempo e se dedicam para arrecadar recursos e promover assistência a militares estaduais em situação de extrema necessidade.
Esta ajuda se manifesta de diferentes formas, por meio de doação de leites especiais, medicamentos, equipamentos hospitalares, materiais de alto custo, entre outras ações sociais. O apoio também é destinado aos atletas paralímpicos militares estaduais, por meio da divulgação nas unidades de todo o Paraná com visitas aos batalhões.
Para o presidente da AMAI, Coronel Altair Mariot, o evento foi uma oportunidade de valorizar os atletas da categoria. “Nada mais justo do que reconhecer e valorizar esses policiais, que não desanimaram diante de grandes desafios e por meio do esporte se destacam e elevam o nome da nossa Corporação, representando nossa categoria com louvor. Parabéns a eles, certamente são exemplos para todos nós e poderão sempre contar com o apoio da AMAI”, afirmou ele.
Conheça a história dos atletas
CABO LUCI
A Cabo Luci ingressou na PMPR em 2006, na 41° turma do 5°BPM. Em outubro de 2007, ela sofreu um acidente a caminho do trabalho que resultou na amputação da sua perna. Mas este não foi o fim da sua história, muito pelo contrário, foi um recomeço.
E foi no esporte que ela iniciou uma trajetória de muitas conquistas: Três meses após o acidente, ela iniciou na paranatação, seguindo na modalidade por 3 anos, sendo a 3ª no ranking nacional da categoria. Depois de um tempo longe do esporte, ela retornou em 2017 na paracanoagem, chegando a ficar entre as 3 colocadas no ranking brasileiro da categoria.
Em 2018 conheceu o Programa Militar Paralímpico, e em 2022 iniciou no Tiro Esportivo Paralímpico, onde vem se destacando na modalidade, inclusive, foi campeã em 2022 nas Paralimpíadas Militares. Neste ano, ela foi campeã da etapa Regional das Paralimpíadas Militar, Campeã no Meeting de Tiro Esportivo e Campeã da Copa Brasil de Tiro Esportivo, que aconteceu nos dias 14,15 e 16 de julho na Escola Naval da Marinha, no Rio de Janeiro.
SOLDADO ROMUALDO
O Soldado Romualdo ingressou na PMPR em 2016, no 17° BPM, oriundo das fileiras da Marinha do Brasil. Em 2021, no dia 12 de junho, ele foi baleado em uma ocorrência, e teve que passar pelo procedimento de amputação da perna. Mas ele não desanimou. Viveu o luto no leito do hospital, mas ali mesmo começou a planejar tudo o que ele viveria dali para frente.
Ele viu no esporte uma oportunidade. Em dezembro de 2021, teve seu primeiro contato com o Comitê Paralímpico e iniciou no Tiro Esportivo, modalidade que vem conquistando excelentes resultados. Um dos mais recentes foi a medalha de prata nas Paralimpíadas Militares, Etapa Sul – Sudeste. Na etapa Nacional, em 2022, ele também foi destaque, conquistando o terceiro lugar.