A AMAI participou do tradicional almoço da Velha Guarda, realizado no último dia 08, quarta-feira, no Clube dos Oficiais. O evento foi marcado por debates e atualizações sobre diversas questões pertinentes à categoria e na oportunidade, os representantes da AMAI contribuíram ativamente para os debates e atualizações. Confira os principais assuntos discutidos:
- Modernização das Forças de Segurança:
- Sugestões de tabelas do subsídio
- Foi protocolado em 09/04/2024 um documento ao Comandante-Geral da PMPR com propostas de atualização da tabela do subsídio, atualmente em análise pela Diretoria de Pessoal; e também ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, com sugestões semelhantes, porém, ainda sem movimentação significativa do processo.
- Proposta de Emenda Constitucional:
- Em 23/04/2024, foi protocolada na Câmara Federal uma Proposta de Emenda Constitucional pelo deputado Reinhold Stephanes Junior, que inclui a vinculação das Polícias Militares à carreira jurídica dos estados, escalonamento vertical e melhores condições de saúde para militares estaduais e suas famílias.
- Promoção do Subtenente pelo critério de antiguidade:
- Em 30/04/2024, foi enviado um protocolo ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros contendo estudos sobre a promoção do Subtenente pelo critério de antiguidade, em consonância com os oficiais do último posto.
2. Audiência de Conciliação em Brasília:
- No dia 06/05/2024, ocorreu uma audiência de conciliação em Brasília sobre a Data Base, porém, não houve acordo por parte do Estado.
O evento contou com a presença de representantes da AVM, Assofepar, Clube dos Oficiais e Apravep. A AMAI continua empenhada na luta pelos direitos dos policiais e bombeiros militares, participando ativamente de eventos e debates que visam o bem-estar e a valorização da categoria. Um novo almoço será realizado no dia 04 de junho.