Notícias

30/10/2018 10:00

Eleições 2018: venceu a democracia!

Eleições 2018: venceu a democracia!

Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil na votação em segundo turno, realizada no domingo (27). Ele é o terceiro militar eleito pelo voto direto, antes dele foram Eurico Gaspar Dutra, em 1946, e Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1956.

As eleições deste ano significaram uma grande renovação no Brasil. Muitos novatos sem trajetória ou antecedentes na política saíram vitoriosos e, além disso, houve um grande e importante crescimento da representatividade dos partidos, por meio dos governadores eleitos. Ao todo, 13 partidos conquistaram representação: o PT com 4 estados, MDB, PSB, PSDB e PSL com 3; DEM, PSC e PSD com 2; e NOVO, PCdoB, PDT, PHS e PP com 1 estado.

Essa representação ampla é histórica e sem dúvida um avanço na democracia, principalmente quando relembramos o cenário político de 1986, quando o MDB, partido de Michel Temer e de José Sarney, era o “dono do Brasil”, tendo eleito 22 dos 23 governadores. Felizmente, isso ficou no passado e hoje o Brasil é dos brasileiros!

A AMAI deseja sucesso ao presidente Jair Bolsonaro nesta grande missão, e aos governadores eleitos, que certamente têm como maior desafio a segurança pública. Que a renovação traga grandes conquistas!

Clique aqui e relembre o editorial do Jornal AMAI sobre as eleições.

Encontre no site da AMAI

Assine nossa newsletter