Notícias

11/09/2018 11:30

Grupo explode penitenciária e fuga para o trânsito em rodovias de Curitiba

Grupo explode penitenciária e fuga para o trânsito em rodovias de Curitiba

A AMAI lamenta a violência nesse arrebatamento de presos, bem como a fuga dos perigosos marginais, mas, reafirmamos a confiança na polícia do Paraná na breve recaptura dos fugitivos e na prisão dos responsáveis por esse ataque.

*   *   *   *   *

Grupo fortemente armado explodiu muro da PEP I em Piraquara. Ação bloqueia Contorno Leste e BR-277 entre Curitiba e São José dos Pinhais. 

Uma ação orquestrada na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP I) causou a fuga de presos e caos no trânsito do Contorno Leste e da BR-277 na manhã desta terça-feira (11). Um grupo fortemente armado chegou a explodir o muro da PEP I e 29 presos fugiram. Houve troca de tiros com a Polícia Militar (PM) na penitenciária e no entorno. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o delegado Francisco Alberto Caricati, diretor-geral do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a ação iniciou por volta das 3h, quando criminosos trocaram tiros contra os policiais que fazem a segurança da PEP I e agentes da Seção de Operações Especiais (Soe). “Enquanto um grupo neutralizava nossa equipe ao disparar contra as bases, outro grupo de criminosos utilizava diversos explosivos para estourar o muro da penitenciária e acessar uma das galerias”, explica o diretor-geral. 

Segundo Caricati, os criminosos chegaram a entrar nas celas, de onde resgataram 28 detentos. “Eles estavam muito preparados, mas conseguimos agir para evitar que a fuga fosse maior”, pontua o delegado. Cerca de 120 detentos estariam na galeria no momento do resgate.  

Ainda dentro da ação dos criminosos, caminhões foram incendiados na BR-116 (Contorno Leste), no km 85, em Piraquara, no sentido São Paulo, e em Quatro Barras, no km 75. Os veículos queimados começaram a ser retirados às 6h30. Uma faixa no sentido São Paulo foi liberada. Às 10h, o congestionamento na BR-116 sentido São Paulo era de 30 km.

Na BR-277 sentido litoral, o trânsito ficou complicado entre São José dos Pinhais a Curitiba, com lentidão chegando ao bairro Jardim das Américas. Motoristas que vinham de Paranaguá pela BR-277 e queriam acessar a BR-116 sentido São Paulo no Contorno Leste, não conseguiam porque a alça de acesso no km 70 foi completamente bloqueada. Com isso, o condutor seguia por caminhos alternativos como o km 75 ou pela Linha Verde. A alça foi liberada por volta das 9h30.

De acordo com Caricati, o Depen está verificando a lista de presos da penitenciária e deve divulgar o nome dos fugitivos nas próximas horas. 

Fuga em 2017

Em janeiro de 2017, outro resgate de presos foi registrado na Penitenciária Estadual da Piraquara (PEP I). A ação ocorreu na madrugada do dia 15 de janeiro, quando duas explosões em um dos muros do Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba ocasionou a fuga de 28 detentos. Dois deles foram baleados na área externa da penitenciária e morreram no local.

 

Encontre no site da AMAI

Assine nossa newsletter