Notícias

13/06/2018 10:00

Funcionários comemoram aniversário do presidente da AMAI

Funcionários comemoram aniversário do presidente da AMAI

O presidente da AMAI, coronel Elizeu Ferraz Furquim, celebrou seu aniversário na sexta-feira (08), num singelo almoço com os funcionários e diretores da AMAI. À frente da Entidade desde 1992, ele tem uma ampla história de dedicação e luta pelos direitos dos policiais e bombeiros militares.

Ingressou na PMPR em 1956 e atuou em diversas unidades da Instituição. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, ele foi superintendente da SUNAB no Paraná, diretor da Prisão Provisória de Curitiba (Ahú) e do DEPEN, comandante do 1º BPM (Ponta Grossa), comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária, comandante do Policiamento da Capital, entre outras atribuições.

Em 1986, quando eleito presidente do Clube dos Oficiais da PMPR, o coronel Furquim e mais alguns companheiros de farda, começaram a utilizar o espaço para realizar reuniões e pequenas movimentações em busca de benefícios para a classe militar. A impossibilidade de ingresso de uma ação judicial pelo Clube, conduziu o grupo de amigos a pensar sobre a possibilidade de criação de uma associação destinada a este fim: buscar e garantir os direitos dos policiais e bombeiros militares, com representação em todos os postos e graduações. Assim, em 1991, nasceu a AMAI, sendo presidida pelo coronel Goro Yassumoto.

Na vida pública, Furquim foi vereador no município de Curitiba por duas legislaturas (1991/92 e 1995/96), trabalhando ativamente por toda a população e também para garantir direitos à categoria dos militares estaduais no município, como a gratuidade nos ônibus para policiais e bombeiros militares fardados.

À frente da AMAI, vem travando diversas lutas em prol da família PMPR, resultado de muita dedicação e doação em um serviço gratuito, sem nenhuma remuneração. Ao longo dos anos, foram inúmeras vitórias, como o aumento salarial que elevou a PMPR na época ao 2º maior salário do Brasil (conhecido como aumento “Casas Bahia”), a redução da contribuição previdenciária de 14 para 10%, a implantação do subsídio como forma de remuneração (uma luta de mais de 10 anos), entre tantas outras.

Seu trabalho de destaque na área da segurança pública foi reconhecido com diversas homenagens e condecorações, com destaque para a maior honraria do Estado do Paraná: a Ordem Estadual do Pinheiro.

A AMAI parabeniza o seu presidente, coronel Furquim, pela passagem do seu aniversário e por sua atuação na luta pelos direitos dos policiais e bombeiros militares, fazendo história, com sua integridade, garra e determinação. Felicidades!

Encontre no site da AMAI

Assine nossa newsletter