Notícias

09/06/2018 00:00

Leonel Beserra assume o comando do Batalhão de Polícia Militar em Ponta Grossa (PR)

Leonel Beserra assume o comando do Batalhão de Polícia Militar em Ponta Grossa (PR)

Foto: José Aldinan - Diário dos Campos

O tenente-coronel Leonel Beserra é o novo comandante do Batalhão da Polícia Militar em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. A transmissão do comando aconteceu na manhã de sexta-feira, 8 de junho. Beserra assume no lugar do tenente-coronel Edmauro Assunção, afastado há uma semana, por determinação da governadora do estado, Cida Borghetti.

Edmauro Assunção foi afastado no último dia 31 de maio, depois de um confronto de policiais sob seu comando com manifestantes, durante protesto de caminhoneiros. A governadora Cida Borghetti interpretou que o então comandante teria descumprido determinações de não usar violência contra os manifestantes.

O afastamento de Assunção provocou protestos de entidades de defesa dos policiais, como a AMAI (Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas) e a Assofepar (Associação de Policiais e Bombeiros Militares do Paraná), além de lideranças políticas e comunitárias da região e líderes policiais de todo o estado. O coronel Elizeu Furquim, por exemplo, presidente da AMAI e ex-comandante do BPM de Ponta Grossa, afirma que não houve qualquer erro de conduta nas atitudes comandadas por Assunção. O afastamento foi, segundo ele, uma atitude precipitada da governadora, por isso gerou tantos protestos.

O Estado garante que Assunção terá garantido seu amplo direito de defesa no decorrer das investigações, no processo administrativo a que responde. Se for comprovado que ele não desrespeitou as orientações, o tenente-coronel poderá retomar sua carreira – mas não há indício de recondução ao cargo de comandante, como pleiteia a AMAI.

Ausências

A governadora Cida Borghetti e a comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rocha, não compareceram à solenidade de posse do tenente-coronel Leonel Beserra, em Ponta Grossa.

Beserra atua há mais de 30 anos na Polícia Militar do Paraná, com atuação especialmente no oeste paranaense: trabalhou no 14º Batalhão de Foz do Iguaçu; chefiou o Estado Maior do 5º Comando Regional de Cascavel; e comandou o Batalhão de Toledo. Antes de assumir o cargo em Ponta Grossa, respondia como chefe da Agência Regional de Inteligência em Curitiba. O novo comandante é pós-graduado em administração pública, com ênfase em segurança pública, e possui cursos de inteligência policial e polícia judiciária militar.

Ofício da AMAI

A AMAI emitiu, no dia 5 de junho, um ofício com pedido de informações a respeito do afastamento do comandante Edmauro Assunção, questionando quais teriam sido os erros na atuação do policial e que respaldo técnico haveria para justificar o afastamento. Confira a íntegra do documento:

Encontre no site da AMAI

BENEFÍCIOS

Assine nossa newsletter